A nova gelataria da Baixa é uma autêntica bizarria
Chegámos cépticos ao jantar de imprensa organizado pelos irmãos Frederico Calado e Filipe Blanquet no número 54 da Rua de São Julião, em plena Baixa. Afinal, o menu incluía gelados com sabores invulgares, como cebola e manga ou alho e maçã, que nessa noite – e apenas nessa noite – apareciam harmonizados com ingredientes salgados, como atum fumado ou crocante de alheira. Ainda que receosos, a curiosidade falou mais alto e lá nos atrevemos a provar os “sabores fora da caixa, improváveis”, como descreve Frederico Calado, da Bizzarro Gelato, a nova gelataria da cidade. Foi a decisão acertada. É que primeiro estranha-se, depois entranha-se, e até se repete.
“O nosso palato é tão lato que, para mim, não faz muito sentido restringirmos as nossas opções de gelado a 15 frutas, que é o que a maioria das lojas tem”, argumenta o irmão Frederico, que é farmacêutico, mas que conhece bem este universo dos gelados. Tanto ele como o irmão, que além de designer é o gelateiro de serviço, fizeram formações em Bolonha e, em 2022, abriram a Echo Gelato Lab, uma gelataria tradicional na marginal de Sesimbra. Foi, aliás, nesta loja, que testaram alguns dos sabores que agora podemos encontrar na Bizzarro.
“Cerveja e marmelada, abóbora e café, e pera e moscatel, testámos em Sesimbra, mas guardámos segredo de todos os outros sabores bizarros, que foram apenas testados com amigos e família”, garante o responsável. No cardápio estão ainda sabores como morango e azeitona, chocolate e malagueta, ananás e