O 'Mês da Imagem do Porto' é o festival que quer pôr a fotografia e o cinema no mapa da cidade
Se é verdade que a fotografia e o cinema fazem parte da história do Porto, também é verdade que não tem faltado animação em torno destas duas áreas na cidade. Sabendo disso, um colectivo juntou-se para organizar algumas actividades, como o MIP – Mês da Imagem do Porto, que começa hoje e vai até dia 22 de Dezembro, com algumas actividades gratuitas.
Esta é uma iniciativa do colectivo FORUM fotografia/filme PORTO, apresentado oficialmente em Março. É composto por algumas entidades bastante conhecidas no seu meio: Adorna Corações, Archivo Platform, Espiga, INstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes, IPCI – Instituto de Produção Cultural e Imagem, Manifesto, Máquinas de Outros Tempos, MIRA FORUM e OPPIA – Oporto Picture Academy.
O MIP terá diversas iniciativas, com destaque para as exposições, que inauguram no primeiro dia. É o caso da mostra do francês Bruno Boudjelal na galeria Adorna Corações, fotógrafo que também irá orientar, no mesmo local, uma oficina (entre sexta 23 e 1 de Dezembro) e realizar uma conferência (1 de Dezembro). Outra exposição a ter em conta é a de Júlio de Matos no MIRA FORUM, uma intervenção multimédia imersiva. Recomenda-se ainda a exposição Sob o Signo da Lua, de Valter Vinagre, no IPCI, assim como os retratos premiados de José Beut, captados na Etiópia com o povo suri, para ver na Antiga Escola do Palheirinho (Avintes).
Outra actividade que não deve perder é o workshop de cinema 16mm com Lichun Tseng no OPPIA (de 14 a 16 de Dezembro),