Open House volta a abrir as portas de Lisboa em Setembro
São 70 espaços, entre edifícios emblemáticos da cidade, novidades e locais geralmente fechados ao público
Aponte já na agenda: dias 23 e 24 de Setembro o Open House Lisboa regressa à cidade, naquela que será a sua 6ª edição. Organizado pela Trienal de Lisboa, em parceria com a EGEAC, e comissariado por Rita e Catarina Almada Negreiros, o evento promete abrir as portas de cerca de 70 espaços nem sempre conhecidos até pelo mais alfacinha dos lisboetas. Durante esses dois dias, mais de 30 cidades do mundo aderem à iniciativa e procuram aproximar os cidadãos da arquitectura.
Este ano, o conceito parte da ideia de "Mapa Aberto", e a curadoria esteve a cargo das irmãs arquitectas. O desafio, afirmam, prendeu-se pela vontade de "desenhar uma espécie de mapa do tesouro da nossa cidade". Embora efémero, com validade de um fim-de-semana, é o mapa escolhido para fixar o momento, e apresenta-se permeável: há espaços geralmente não acessíveis ao público, e novos espaços, que apresentam uma Lisboa cosmopolita e com vontade de se renovar e reinventar.
As comissárias, Rita e Catarina Almada Negreiros
©DR
Dos cerca de 70 locais que poderá visitar em Setembro, foram hoje confirmados oito, que seguem as cinco linhas orientadoras desta edição – recuperar e descobrir novos usos, criar novos equipamentos que respondam às exigências da cidade, procurar novos centros, responder à procura turística e recuperar património. São eles a Second Home, o MAAT, o Museu dos Coches, o Ar.Co Xabregas, a