Um prémio e um novo espaço para residências artísticas no 80º aniversário do Coliseu
O 80º aniversário do Coliseu Porto celebrou-se, não só com uma agenda cheia de espectáculos, performances e até circo, mas também com a criação do Prémio Jovens Artistas e da inauguração do Lounge Ageas. O Lounge Ageas, no piso 1 do edifício, pretende apoiar as futuras e actuais carreiras dos profissionais das artes visuais, nomeadamente, pintura, escultura, desenho, fotografia, joalharia, entre outras áreas, funcionando como um espaço de trabalho que vai integrar a Rede de Residências Artísticas do Porto.
O projecto é uma forma da instituição expandir a sua actividade principal - as artes performativas -, à qual se tem vindo a dedicar ao longo dos anos. "Este novo espaço destina-se a colmatar as lacunas deste sector artístico que tantas vezes carece de espaços de trabalho, apoiando artistas em fase de afirmação das suas carreiras", acrescenta Mónica Guerreiro, presidente do Coliseu Porto, em comunicado.
Além disto, na mesma altura, foi apresentado o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses / Dança, uma iniciativa que junta o Grupo Ageas Portugal e o Coliseu. O objectivo é promover talentos em duas áreas artísticas que estão, regularmente, em destaque na sala de espectáculos.
O prémio irá distinguir profissionais das artes circenses ou da dança, incluindo intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores e até programadores, que tenham completado até 30 anos, inclusive, na data da atribuição. Será um prémio anual e o primeiro, em 2022, irá para um profis