Dupla de sonho. Na nova Oporto Oficina o gelado e o chocolate são reis
Jantares em casa de amigos são momentos de alegria e comunhão, cheios de risadas e, claro, comida boa. Para Mónica Cardoso, um jantar específico, há mais de dez anos, viria a mudar o rumo da sua vida. “Uma amiga deu-me a provar um bombom de gengibre, que adorei, e que despertou em mim uma curiosidade por este mundo do chocolate”. Depois de vários anos, cursos, viagens, estágios e ainda de uma mudança de cidade, nascia a Oporto Oficina, a nova chocolataria e gelataria da rua de Júlio Dinis, junto aos Jardins do Palácio de Cristal.
Depois do mítico bombom de gengibre, Mónica começou a aproveitar todas as férias e folgas para fazer todos os workshops e cursos de confecção de chocolate que podia, tanto cá, como no estrangeiro. Visitou França, Suíça, Alemanha, Dinamarca, entre vários outros países, para alargar o seu perfil de sabores e combinações entre eles.
“Tinha sorte de ter uma cozinha grande em casa, porque a certa altura um dos balcões passou a ser inteiramente dedicado ao chocolate”, conta-nos a gerente. Há quase 30 anos na mesma carreira, na área das Análises Clínicas, durante a pandemia Mónica começou a ponderar seriamente a transição para a cozinha profissional. Com o empurrãozinho de uma estadia numa quinta de produção de cacau, em Trindade e Tobago, e o despedimento em 2023, as portas abriram-se.
© DRO balcão da Oporto Oficina
Apesar de a arte do chocolate estar dominada, Mónica achou arriscado abrir uma loja que fosse apenas chocolataria. “Em Portugal não existe u