A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardim das Abelhas
© Rui Miguel SerraJardim das Abelhas

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças em Junho em Lisboa.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O que não falta são coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas, dentro e fora de portas. Para aproveitar os tempos livres da melhor maneira, reunimos mais de duas mãos cheias de sugestões de coisas para fazer, desde espectáculos de teatro até oficinas criativas, passeios ao ar livre e exposições mais ou menos imersivas e interactivas (não há falta de museus para crianças em Lisboa!). Com a papinha toda feita, não há desculpas: junte a família toda e comece a pensar nas coisas divertidas que querem fazer por Lisboa (e arredores) nos próximos tempos. Preparado? Boas brincadeiras.

Recomendado: 🐷 Quintas pedagógicas: leve-os ao campo sem sair da cidade

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

  • Museus
  • Ciência e tecnologia
  • Parque das Nações

No Dia da Criança, 1 de Junho, o Pavilhão do Conhecimento abre portas à ciência e à arte. Entre as 10.00 e as 19.00, todos os espaços do Centro Ciência Viva são palco de actividades dedicadas aos protagonistas do dia: as crianças. A entrada é gratuita para crianças e jovens até aos 17 anos, inclusive. A programação completa pode ser consultada online, mas destacamos desde já a proposta do núcleo de estudantes do curso de Engenharia da Energia e Ambiente, que vão desafiar os mais novos a construir carrinhos movidos a energia solar.

  • Miúdos
  • Crianças

Estávamos no Verão de 2023 quando Levi Martins começou a escrever canções para os filhos. Não tinha um disco em mente, mas sabia que, o que quer que resultasse dali, teria de ter uns tempos mais acelerados. “Daddy, põe rock”, lembrava-se de ouvir os miúdos pedir, o mais novo com dois, a mais velha com cinco anos. Eventualmente, o amor pela prole (e a experimentação) deu frutos. Com lançamento previsto para 31 de Maio, O roque nunca vai acabar é a sua estreia em português. Depois de o tocar em várias escolas do Montijo, o músico quer apresentá-lo a 1 de Junho, em jeito de celebração do Dia Internacional da Criança, num concerto gratuito no Jardim das Nascentes, nas traseiras da Casa da Música Jorge Peixinho.

Publicidade
  • Atracções
  • Zoológicos e aquários
  • Sete Rios/Praça de Espanha

Sensibilizar as famílias para o impacto das abelhas nos ecossistemas. É esta a principal ambição da nova exposição permanente do Jardim Zoológico de Lisboa, que deu lugar também a um novo espaço no Roseiral, na zona de acesso livre. No Jardim das Abelhas, ou Bee Garden, como se lê na placa à entrada, é possível compreender a complexa estrutura social deste insecto e todo o trabalho que desenvolve até à produção do mel, bem como a clara relação de dependência entre o trabalho das abelhas e a reprodução de espécies vegetais que servem de alimento para nós e para outros animais. Dividida em diferentes núcleos, a mostra inclui informações sobre os diferentes estágios de vida da abelha – ovo, larva, pupa e abelha adulta –, a arte e ciência da apicultura – incluindo um exemplar de uma colmeia artificial e de máscaras e outros utensílios necessários à sua manutenção –, ameaças e, claro, boas práticas de conservação.

  • Miúdos
  • Lisboa

Com direcção de Adriana Melo e Magnum Soares, Jacarandá – com apresentações marcadas para os dias 1 e 2 de Junho, no BOTA (5€-8€, reservas.toca@gmail.com) – procura investigar o universo oculto e misterioso que, na natureza, dá origem a raízes, troncos e ramos. Revelando a mestria botânica descoberta pelos pássaros que pernoitam nas suas copas, esta proposta de carácter intimista e sem recurso à palavra trata-se de um solo do bailarino e marionetista Magnum Soares, que cruza o universo das marionetas com a dança.

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

A partir do livro Andar por Aí, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, editado pela Planeta Tangerina, que faz parte da Biblioteca do Público do LU.CA, e de outros livros, Bru Junça convida os mais novos a ouvir falar sobre ir e vir, andar às voltas e não sair do mesmo lugar, perder o rumo ou encontrar o caminho, dar a volta ao mundo ou ir por aí, sem destino, e dar de caras com o acaso, o inesperado. As sessões de leitura acontecem nos dias 8 e 9 de Junho, às 11.30.

  • Miúdos
  • Lisboa

O pequeno Eu sou Eu, um clássico da literatura infantil de expressão alemã da autora austríaca Mira Lobe, é um pequeno animal colorido não identificável que está numa senda em busca da sua identidade. Um dia, estava ele feliz e contente a desfrutar de uma flor colorida enquanto caminhava no prado, quando encontra um sapo. O sapo quer saber que tipo de animal ele é. Contudo, o pequeno Eu sou eu não sabe como responder a isso… Em cena no Goethe-Institut, a 15 de Junho, às 11.00, a interpretação é de Lydia Müller e Elena Castilla, do Gekko TanzTeatro.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • São Sebastião

A Feira do Livro regressa ao Parque Eduardo VII de 29 de Maio a 16 de Junho. E, como é habitual, esta edição traz novidades. Além de um horário de abertura antecipada para as famílias e mais espaços para apresentação de livros, há melhores acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada e novos serviços de apoio, como instalações sanitárias adaptadas e uma zona de fraldário e amamentação. A ideia é promover uma circulação mais fluída e uma experiência mais confortável. Ao todo, estão confirmadas 960 marcas editoriais (menos 21 do que em 2023), representadas por 140 participantes (mais um), distribuídos por 350 pavilhões (menos 80). O Espaço dos Pequenos Editores e do Plano Nacional de Leitura também está de volta e há duas novas Praças (o que dá um total de seis). A programação, essa, continua a ser o ponto alto. Aos lançamentos de livros e sessões de autógrafos juntam-se concertos, todas as sextas-feiras, às 22.00, no Auditório Norte. Mas o melhor é aproveitar este guia para não se perder na Feira do Livro.

  • Miúdos
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Criado por Luís Geraldo e Lita Pereira a partir de factos históricos, registos fotográficos e relatos, cartas, diários, estórias e memórias de familiares e amigos, Era uma vez um país a preto e branco procurar levar os mais novos e suas famílias numa viagem ao passado, onde se fala do dia-a-dia no nosso país durante a ditadura do Estado Novo e se descobre o significado da palavra “Revolução”. A apresentação está marcada para 22 de Junho, às 18.30, no Palácio Pimenta.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Esta exposição de rua, para ver na Trafaria, na Praceta do Porto de Lisboa, reúne 14 painéis com fotografias de Sylvie Dias. A videógrafa e fotógrafa subaquática mergulhou na frente ribeirinha de Almada para registar as comunidades de cavalo-marinhas, que agora vamos poder ver em grande formato. Em Portugal, existem duas espécies de cavalos-marinhos, o cavalo-marinho-de-focinho-comprido (Hippocampus guttulatus) e o cavalo-marinho-comum (Hippocampus hippocampus).

  • Arte
  • Grande Lisboa

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, Sara Figueiredo Costa leva até à Sala de Exposições da Bedeteca da Amadora “Só Há Liberdade a Sério”, uma exposição de banda desenhada que procura registar as diferentes representações sobre a ideia de “liberdade”. As histórias sobre a liberdade de imprensa, de expressão, de orientação sexual ou de género e resistência a regimes autocráticos percorrem diferentes traços, procurando-se configurar um quadro plural sobre a ideia que associa os direitos à liberdade.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Depois de 42 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e 800 mil milhas percorridas (o equivalente a 36 voltas ao mundo), o submarino Barracuda, de 1968, iniciou a 9 de Maio uma nova existência como navio-museu. Está agora na doca seca de Cacilhas junto à fragata D. Fernando II e Glória e, por enquanto, é de visita gratuita, das 10.00 às 18.00.

 

O melhor da cidade para toda a família

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade