A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Vasco Ribeiro & Os Clandestinos
© Pedro JafunoVasco Ribeiro & Os Clandestinos

O vencedor do Festival Termómetro decide-se este sábado

A final do concurso que mede a temperatura à nova música portuguesa disputa-se no Capitólio. MaZela, Filipe Furtado e Vasco Ribeiro & Os Clandestinos são os finalistas.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Termómetro que Fernando Alvim criou na década de 1990 continua a medir a temperatura à nova música portuguesa. Ao longo das últimas semanas, o festival passou por dez cidades e deu palco a 30 novos artistas e bandas. A grande final disputa-se a partir das 21.00 de sábado, 11, no Capitólio, em Lisboa. MaZela, Filipe Furtado e Vasco Ribeiro & Os Clandestinos são os finalistas.

MaZela nasceu pelas mãos da cantautora Maria Roque (voz e guitarra), agora acompanhada por Alexandre Mendes (guitarra), e passou pelos festivais Bons Sons, Super Bock Super Nova e Apura entre 2022 e 2023. O single de estreia, Naveguei (onde os outros vão), foi lançado em 2023 e está disponível no Spotify e noutras plataformas de streaming de música.

Já Filipe Furtado, que se assume também como radialista amador, faz-se acompanhar pelo baterista Paulo Silva e o saxofonista Filipe Fidalgo. O seu trio viaja da bossa nova ao jazz, deixando-se influenciar também pelo rico cancioneiro português. O disco de estreia, Prelúdio, foi gravado nos estúdios da Blue House e lançado pela editora açoriana Marca Pistola, no final de 2022. Actualmente, está a preparar o segundo álbum, Como se matam Primaveras, composto e gravado em trio, com edição marcada para a segunda metade de 2024.

Por sua vez, Vasco Ribeiro & Os Clandestinos, grupo que une a música tradicional portuguesa à folk anglo-americana, nasceu em 2018 e editou o primeiro álbum, Mais Um Dia, em 2020. O segundo, Formas de Estar, saiu em Abril deste ano e foi apresentado no B.leza no passado dia 2 de Maio.

Além dos três finalistas, no sábado, 11, vai ser também possível ouvir os PAUS apresentarem PAUS e o CAOS. Neste espectáculo, Iúri Oliveira, nas percussões, João Cabrita, nos sopros, e Iguana Garcia, na guitarra, juntam-se a Fábio Jevelim, Makoto Yagyu, Hélio Morais e Joaquim Albergaria.

Os bilhetes para a final do Termómetro já estão à venda online e nos locais habituais, por 10€. Os prémios incluem a rodagem de um videoclipe, dez horas de gravação e um lugar nos cartazes do NOS Alive, Bons Sons e Vodafone Paredes de Coura.

Capitólio. 11 Mai (Sáb). 21.00. 10€

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Festival de jazz ocupa fim-de-semana no Palácio Baldaya (e é grátis)

Últimas notícias

    Publicidade